Vidro de que é feito e como?

post_blog_04

O vidro faz parte do nosso dia a dia, estando presente em diversos materiais e lugares, como pratos, copos, janelas, portas e até mesmo em construções grandiosas como edifícios e pontes. Mas você sabe de quê e como é feito o vidro? 

O principal componente para a fabricação do vidro é a Sílica ou óxido de silício, cerca de 70% desse material é utilizado no processo de produção do vidro, esse material nada mais é que a areia, retirada principalmente de fundo de lagos. Alguns outros componentes são utilizados para a fabricação: 

🔹Óxido de cálcio – Ele evita que a Sílica se cristalize no processo.

🔹Óxido de sódio – Ajuda na remoção de bolhas de ar.

🔹Óxido de magnésio – Auxilia a suportar as diversas mudanças de temperaturas na  hora da fabricação.

🔹Óxido de alumínio – Oferece maior resistência ao vidro.

O processo de produção segue na mistura desses componentes e colocado-os em um forno industrial com alta temperatura, que pode chegar até 1500ºC. Retirando até que se fundem e atingindo uma consistência muito parecida com a do mel. A partir daí, essa mistura é colocada em moldes, onde acontece o processo de desenho do vidro, deixando-o no formato desejado. Conforme a temperatura vai diminuindo, o vidro vai endurecendo e se tornando o que conhecemos no nosso dia a dia.

Vidro Insulado: proteção térmica e acústica
Matérias

Vidro Insulado: proteção térmica e acústica

O Vidro Insulado, também conhecido como vidro duplo, é uma solução formada por duas placas de vidro plano paralelas, separadas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro, formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada.

ver matéria

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | www.agenciamona.com