O vidro é sempre a opção mais procurada e usada em projetos para arquitetura e designers de interiores, por se tratar de um material bastante resistente, bonito e versátil. E o tampo de vidro é a primeira escolha quando se trata do material a ser usado em mesas. Usado em qualquer ambiente, seja na sala de estar, jantar, quartos, banheiros e escritórios. Além de mesas, são ótimas opções para:
- Pia do banheiro
- Bancadas de cozinha
- Estantes
- Portas de armário
É importante considerar alguns tópicos na hora de escolher o tipo vidro que será utilizado no tampo:
- Estilo da decoração que deseja seguir;
- Resistência e durabilidade do tampo para a mesa de jantar;
- Espaço da casa que ele irá ocupar, se é ambiente interno ou externo;
- Proporção relacionada à base.
Os vidros mais usados em tampo de vidro são temperados, laminados ou comuns.
O vidro comum – Também conhecido como float, não passa por nenhum tipo de processamento e possui espessuras maiores quando usado para mesas de canto e para cobrir mesas de madeira, por exemplo.
O vidro temperado – É usado quando é preciso ter um nível de segurança e resistência maior. Ao sofrer alguma quebra, o vidro temperado se parte em pedaços pequenos pouco cortantes, reduzindo risco de acidentes graves.
O vidro laminado – É composto por duas lâminas de vidro comum, unidas por uma película de polivinil butiral (PVB) ou por EVA. O vidro laminado também pode ser feito com lâminas de vidro temperado ou trazer mais de duas lâminas.
É importante lembrar que para este tipo de projeto existe a NBR 14488:2010, que trata de tampos de vidro para móveis. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina vidros espessos de 12, 15, 19 e 25 milímetros para confecção dos mesmos.