A composição do vidro, é formada basicamente por areia, carbonato de sódio (barrilha), calcário, óxido de minerais (como óxido de ferro), dentre outros.
Cerca de 70% da composição do vidro é constituída por uma areia bem fina. A sílica é proveniente desta areia. A barrilha é a segunda matéria-prima mais importante na composição do vidro, é ela que fornece o sódio. A terceira matéria-prima mais importante para o vidro é o calcário, do qual é aproveitado o óxido de cálcio.
As matérias-primas são misturadas a um pouco de água e são encaminhadas a fornos com temperaturas extremamente elevadas, onde começam a se fundir, ganhando a aparência de uma massa líquida e brilhante.
Ainda dentro da fornalha, o vidro derretido é mexido, a fim de igualar a temperatura em toda a massa. Algumas horas depois, é despejado em um banho de estanho líquido, no qual a massa líquida flutuará.
Em estado mole, o vidro é moldado, depois disso, recebe uma série de tratamentos de resfriamento e formas até chegar à moldura final, como vemos em embalagens, utensílios de cozinha, janelas, fachadas de construções e vidraçarias.