Os guarda-corpos fornecem segurança, transparência e leveza para qualquer espaço. Tem como objetivo impedir que as pessoas e objetos próximos a eles caiam para andares abaixo. Por isso qualquer descuido na instalação pode trazer graves consequências.
Na hora da instalação siga essas dicas e evite erros:
1 – Use apenas o vidro correto.
Deve ser laminado, pois em caso de quebra, o vão permanece preenchido, o que diminui os riscos de queda. O laminado é composto por vidros temperados, cinco vezes mais resistentes. Vale para instalações que necessitam de furos nos vidros.
2 – Respeite a norma para o guarda-corpo
A norma de guarda-corpos, NBR 14718, determina dimensões e espaços que precisam ser seguidos para a segurança. Por isso, consulte a legislação do Corpo de Bombeiros de sua região antes de determinar as alturas necessárias para os padrões técnicos.
3 – Evite o atrito das peças.
Utilize sempre material com borracha para evitar o contato direto entre o vidro e as peças metálicas dos guarda-corpos, o piso ou outros vidros;
4 – Isole o local da instalação
A área abaixo do lugar em que os guarda-corpos serão instalados deve ser isolada, para evitar acidentes;
5 – Os EPIs são indispensáveis!
Os instaladores precisam usar equipamentos de proteção individual (EPIs), como óculos de segurança, luvas anticorte, protetores auriculares e botas com biqueira de aço. Se houver risco de queda, use também cinto de segurança.