Cada vez mais o vidro temperado vem ganhando espaço na construção civil e no design. É conhecido como um vidro de alta resistência. Isso acontece porque o vidro passa por um tratamento térmico que faz a têmpera no material. Ele passa por um processo de aquecimento gradativo até a temperatura máxima de 700 graus e um resfriamento brusco em seguida.
Conheça mais sobre o vidro temperado:
1- O choque térmico provocado no vidro gera tensões internas que proporcionam uma resistência até 5 vezes maior que o vidro comum. Esse vidro é capaz de suportar diferenças de temperatura de até 200º C.
2- Pode chegar a uma espessura de 8mm e suportar o choque de uma esfera de 500g em queda livre de 2m de altura. O vidro comum com uma espessura de 8mm é quebrado se a mesma esfera for solta de uma altura de 0,3m.
3- O vidro temperado quando quebrado, gera estilhaços pequenos e arredondados, o que reduz o risco de ferimentos graves, que são provocados pelo vidro comum. Por esse motivo o vidro temperado é classificado como vidro de segurança.
4- A parte mais frágil do vidro temperado são as suas bordas. Por isso, deve ser protegido de pancadas ou do contato de metais.
5- O vidro temperado pode se quebrar por dilatações de materiais, por isso é importante deixar uma folga entre o vidro e o metal utilizado. Caso contrário pode ocorrer a quebra ocasionada pela pressão de outros materiais sobre a borda do vidro.
6- Peças de metais utilizadas no vidro precisam de calços, borrachas, silicones e arruelas de plástico que impeçam o contato direto com o parafuso no vidro. Esse contato direto pode ocasionar a quebra ou até mesmo arrancar microlascas do vidro.
7- Ele pode quebrar ao arranhar as bordas em pisos e tetos, ou batidas frequentes de um material em outro. Pode acontecer principalmente em portas de abrir ou de correr de boxes de banheiro.
Os vidros da SVA possuem verificações de qualidade desde antes do processamento até a estocagem após a retirada do forno, passando pela lapidação das bordas.