O que torna o vidro transparente?

sva_oque_torna_vidro_transparente

Mesmo em sua forma mais rígida, o vidro permanece transparente, e isso o diferencia de muitas outras substâncias encontradas na natureza. Podemos usar o exemplo da água, que só apresenta transparência em estado líquido, pois o gelo apresenta propriedades diferentes. E por que isso acontece?

A explicação é simples e se baseia nos elementos que se agrupam na formação química de todos os objetos. No seu estado sólido, a água (gelo) não é transparente, ainda que se possa visualizar algo não obtemos uma transparência completa e isso acontece porque as moléculas que compõe o gelo não ficam tão bagunçadas como as do vidro, que permanecem mais distantes umas das outras mesmo em seu estado sólido.

Essa composição encontrada no vidro facilita a passagem da luz, que atravessa o material sem encontrar resistência. Essa alteração acontece no período de fabricação do vidro, quando existe o aquecimento da areia, do cálcio e do sódio a uma temperatura elevada superior de 1000°C, seguido por seu rápido resfriamento, fazendo com que as moléculas tenham um componente sólido, porém permaneçam espaçadas.

Em resumo, o aquecimento seguido do resfriamento faz com que o sólido consiga manter propriedades de um líquido. O plástico é outro exemplo de substância aquecida e resfriada que permite a passagem de luz e pode oferecer transparência.

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | www.agenciamona.com