O vidro faz parte do nosso dia a dia, estando presente em diversos materiais e lugares, como pratos, copos, janelas, portas e até mesmo em construções grandiosas como edifícios e pontes. Mas você sabe de quê e como é feito o vidro?
O principal componente para a fabricação do vidro é a Sílica ou óxido de silício, cerca de 70% desse material é utilizado no processo de produção do vidro, esse material nada mais é que a areia, retirada principalmente de fundo de lagos. Alguns outros componentes são utilizados para a fabricação:
🔹Óxido de cálcio – Ele evita que a Sílica se cristalize no processo.
🔹Óxido de sódio – Ajuda na remoção de bolhas de ar.
🔹Óxido de magnésio – Auxilia a suportar as diversas mudanças de temperaturas na hora da fabricação.
🔹Óxido de alumínio – Oferece maior resistência ao vidro.
O processo de produção segue na mistura desses componentes e colocado-os em um forno industrial com alta temperatura, que pode chegar até 1500ºC. Retirando até que se fundem e atingindo uma consistência muito parecida com a do mel. A partir daí, essa mistura é colocada em moldes, onde acontece o processo de desenho do vidro, deixando-o no formato desejado. Conforme a temperatura vai diminuindo, o vidro vai endurecendo e se tornando o que conhecemos no nosso dia a dia.