Popularmente conhecido como “vidro de segurança”, o vidro temperado é utilizado com frequência em áreas de alto risco, onde se for quebrado, o vidro pode apresentar grandes riscos à segurança. Se você possuiu um vidro e não tem certeza da sua origem, é difícil saber a diferença entre o vidro temperado e o normal, mesmo olhando de perto. Existem métodos que podem ser utilizados para averiguar se o vidro é temperado ou não. São eles:
- Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto.
- Verifique os cantos da peça de vidro. Quando o vidro é temperado, é obrigatório que o fabricante grave uma identificação nos quatro cantos, indicando que este é um vidro temperado ou de segurança.
- Procure sinais de deformação ou flexão no vidro posicionando-o de forma reta. Por vezes, o processo de aquecimento provoca deformações suaves no vidro, e elas são fáceis de ser identificadas.
- Observe o vidro em um ângulo através das lentes de um óculos de sol polarizado. Esses óculos irão expor linhas pretas no vidro, que são decorrentes do processo de aquecimento. Essas linhas ficam mais destacadas em ângulos mais agudos.
- Analise os cacos. Os vidros temperados são projetados para quebrarem completamente, sem deixar cacos grandes e cortantes pelos quais uma pessoa poderia se machucar.