Dicionário do vidro

post_blog_1

Você já ouviu falar em caixilho? e Bisotê? E se eu falar: “Quem trabalha com vidro precisa fazer uso de EPIs”, você entenderia o significado da frase? Não se preocupe, separamos alguns termos que são bastante usados no universo do vidro e que podem não fazer parte do nosso dia a dia, mas que a partir de hoje, você saberá tudinho sobre eles.

Bisotê: Acabamento feito nas bordas para dar uma definição mais sofisticada à peça. São cortadas de forma oblíqua, e podem ser feitas manualmente com uso de lixadeiras ou automaticamente com uma biseladora. 

Caixilho: Parte da esquadria, é uma armação que serve de encaixe dos vidros. De metal, madeira ou PVC, podem ser utilizados em janelas, vitrais, portas e fachadas. 

EPIs: São os equipamentos de proteção individual, usados por quem manuseia vidro, como capacete, óculos de proteção, luvas e mangotes anticorte e bota.

Espaçador: Acessório utilizado entre os vidros estocados para evitar o atrito entre as chapas, impedindo que se danifiquem. 

Forno de têmpera: Máquina onde o vidro temperado é produzido. 

Irisação: Corrosão que ocorre na superfície do vidro com aspecto de manchas de óleo no vidro lembrando um o arco-íris. 

Pinças de transporte: Acessórios acoplados à ponte rolante, responsáveis por segurar, transportar e descarregar em conjunto com as correias, as chapas de vidro.

Matérias

Como o vidro é fabricado?

A composição do vidro, é formada basicamente por areia, carbonato de sódio (barrilha), calcário, óxido de minerais (como óxido de ferro), dentre outros. Cerca de

ver matéria

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | www.agenciamona.com