Reaproveitamento do vidro

sva_reaproveitamento_de_vidros

Você sabia que o vidro é totalmente reciclável? Na indústria vidreira, o assunto sempre esteve em evidência, ganhando muita força e investimento nos últimos anos, afinal, o vidro pode ser reciclado inúmeras vezes. O vidro é feito de minerais como barrilha, calcário, feldspato e areia, ao se agregar cacos de vidros durante sua fabricação, diminui-se o uso de matérias-primas retiradas da natureza.

Em países como a Alemanha, a população aprende desde cedo sobre a reciclagem de vidros. Nas escolas, existem campanhas de educação ambiental orientando os alunos a separarem vidros de acordo com a sua cor. No país existem mais de 300.000 pontos de coleta de vidro, alcançando 97% dos domicílios existentes. Incrível, não é mesmo? E não para por aí, quem faz a separação dos vidros tem uma vantagem financeira, pois a prefeitura cobra uma taxa de coleta do lixo misturado, porém o separado é gratuito. Todos os anos são reciclados cerca de 2 milhões de toneladas de vidro na Alemanha.

A reciclagem do vidro poupa recursos naturais e consome uma menor quantidade de energia que a fabricação do vidro sem a inclusão de cacos reciclados. É interessante analisar que com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, a perda da reciclagem é zero, isso reduz a geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, aumentando a vida útil dos aterros sanitários.

A economia de energia e de recursos naturais que são obtidas com a reciclagem do vidro são muito significativas. A cada tonelada, há uma redução de até 300kg de CO2 (Gás Carbônico). A energia economizada com a fabricação de uma garrafa de vidro com material reciclado poderia alimentar uma TV a cores por 20 minutos, ou uma máquina de lavar por 10 minutos.

Interessante, né? Abaixo, confira o ciclo da reciclagem do vidro:

imagem01

Fonte: www.portalresiduossolidos.com/reciclagem-de-vidro

Copyright 2018 | Todos os direitos reservados | www.agenciamona.com